Bug da instalação da iso

Vamos compartilhar bugs, corrigi-los juntos!
Muniz

Bug da instalação da iso

Mensagem por Muniz » 02/Jul/2019, 14:14

Bom dia! Estou tendo dificuldades na instalação da iso na vm, devido o teclado não esta funcionando de maneira adequada(pt_Abnt2), dificultando assim a intalação da mesma e consequentmente o uso. Repassando esse bug como contribuição para a distro. Pretendo contribuir cada vez mais. Abraços e parabens pela iniciativa.
obs: Marca do notebook: Asus S46C
joseafga

Re: Bug da instalação da iso

Mensagem por joseafga » 05/Jul/2019, 19:28

Opá Muniz, beleza!?
Está fazendo a instalação por algum instalador ou manualmente?

No tty (como root):

Código: Selecionar todos

# loadkeys br-abnt2
No X:

$ setxkbmap -model abnt2 -layout br
Ou no XFCE: teclado > disposição > desmarca o padrão e seleciona o "português (brasil)"

esses comandos não resolvem?
acho que está vindo com o layout us por padrão, mas não tenho certeza, faz tempo que instalei... hehehe

Abraço.
Muniz

Mensagem por Muniz » 06/Jul/2019, 22:27

Não funcionou..tentei trocar na interface grafica e nada. :D
Editado pela última vez por Muniz em 06/Jul/2019, 23:37, em um total de 3 vezes.
Muniz

Mensagem por Muniz » 10/Jul/2019, 15:03

Conseguir baixar a instalação do Mazon os 1.0 Minimal, porem a 1.4 não conseguir devido o problema que ja relatei...e o teclado ficou blza.Agora vou so aplicar a instalação conforme descrito por vce aqui no forum.Obrigado!
joseafga

Mensagem por joseafga » 12/Jul/2019, 22:47

Muniz escreveu:
10/Jul/2019, 15:03
Conseguir baixar a instalação do Mazon os 1.0 Minimal, porem a 1.4 não conseguir devido o problema que ja relatei...e o teclado ficou blza.Agora vou so aplicar a instalação conforme descrito por vce aqui no forum.Obrigado!
ai sim! Mas achei bem estranho, rodei numa VM (virtualbox) aqui a 1.4 pra testar, em liveCD veio em US por padrão mesmo, mas alterei com o `setxkbmap` e funcionou, meu teclado tem a seguinte disposição de teclas, acredito que seja parecido com o seu:
Imagem

Outra coisa que fiz e também funcionou foi criar o arquivo (como root): /etc/X11/xorg.conf.d/00-keyboard.conf
ai coloquei exatamente o mesmo conteúdo do arquivo da maquina host, que no meu caso era:

Section "InputClass"
        Identifier "system-keyboard"
        MatchIsKeyboard "on"
        Option "XkbLayout" "br"
        Option "XkbModel" "pc105"
        Option "XkbVariant" "thinkpad"
EndSection
Foi bem difícil escrever tudo com o teclado desconfigurado (" estava como ^ e / como ;). Ai depois precisava reiniciar o Xorg, o que fiz foi matar a sessão com: killall -u mazon, mas da pra trocar de tty também (tecla host + F2, por exemplo), então fazer o login e pimba!
Lembrando que as senhas são:
usuário: root senha: root
usuário: mazon senha: 123

Ficou funcionando tudo normal aqui, apesar disso fazer basicamente a mesma coisa do setxkbmap, mas é outra alternativa.
Como você disse que funcionou no minimal, dei uma olhada no script de configuração que ele roda na inicialização, o que ele faz é alterar o keymap do arquivo /etc/sysconfig/console para "br-abnt2" e depois um loadkeys br-abnt2.

E depois de instalado o erro persiste? Porque na instalação gráfica basicamente teria que digitar só o nome de usuário e senha.
eu tentei reproduzir o erro, mas infelizmente não consegui :(
Editado pela última vez por joseafga em 13/Jul/2019, 05:14, em um total de 1 vez.
joseafga

Mensagem por joseafga » 13/Jul/2019, 00:55

Conversando com o Rumbler ele deu uma dica muito boa, pode ser que o modelo do seu teclado seja diferente (como genérico de 104/105 teclas, etc)
Nas configurações de teclado do xfce da pra escolher o modelo facilmente, assim como a variante, creio que seja a maneira mais fácil de testar.
Não sei qual sistema vc está usando como host, mas tenta dar uma olhada nas configurações dele como está e replicar na Mazon

Abraço
Muniz

Mensagem por Muniz » 14/Jul/2019, 00:46

Estou usando como host o debian, meu note é um asus s46c, e estou usando o vmware workstation pro 15...vou tentar usar o virtual box e mudar a tecla com as dicas mencionadas...obrigado pela dica!!!!
Muniz

Mensagem por Muniz » 14/Jul/2019, 22:11

Pelo virtual box funcionou o teclado...o problema era o vmware que estava usando. Agora vou fazer as configurações. Obrigado pela dica!!!
joseafga

Mensagem por joseafga » 16/Jul/2019, 05:28

Muniz escreveu:
14/Jul/2019, 22:11
Pelo virtual box funcionou o teclado...o problema era o vmware que estava usando. Agora vou fazer as configurações. Obrigado pela dica!!!
eita lele, curioso não funcionar no vmware, acredito que seja informação nova a respeito da Mazon
que bom que funcionou no virtualbox, valeu Muniz

Abraço
Responder